A atriz Angelina Jolie, de 37 anos, passou por uma dupla mastectomia preventiva, cirurgia feita para a retirada dos seios. A revelação foi feita por ela em um artigo chamado My Medical Choice, publicado no jornal americano “The New York Times” nesta terça-feira (14). Segundo ela, o motivo para o procedimento foi o medo de um possível câncer, após ser detectada nela uma mutação em um gene que pode provocar a doença.
 
Segundo médicos, ela tinha 87% de chance de ter câncer de mama e 50% de ter câncer de ovário, doença que matou a mãe dela. “Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. “Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa”, afirma.
 
No artigo, a atriz conta que o processo médico foi iniciado em fevereiro com um tipo de cirurgia plástica para que a mastectomia não danifique esteticamente o mamilo. “Isto causa um pouco de dor e um montão de hematomas, embora aumente as chances de salvar o mamilo”. Depois, foi feita a cirurgia para extrair o tecido mamário. “A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos e expansores nos seus seios. Parece uma cena de um filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à sua vida normal”, afirma.
 
Depois de quase dois meses foi feita a operação para reconstrução das mamas com implantes. "Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama", afirma.
 
A atriz também ressaltou que Brad Pitt foi um grande apoio durante todo o processo. "Conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Sabíamos que era o melhor que podíamos fazer para nossa família e que nos uniria ainda mais. E foi assim que aconteceu".