Seguidores

Usos e costumes são vistos de diversas formas veja mais aqui .

Home > Aconteceu comigo | Estudo Bíblico > Usos, costumes e tradição evangélica
Usos, costumes e tradição evangélica
11
photo credit: HorányiMari /on holiday/


“Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.” (Mateus 15 : 2)


Usos e costumes são vistos de diversas formas na igreja evangélica brasileira, alguns os vêem como bons costumes, outros como uma nova lei dada aos crentes, outros como costumes escravizantes e outros como forma de manter a “identidade” da denominação.

Quando eu era membro ativo da Assembléia de Deus, vez ou outra ouvia algum irmão dizer que sabia que os usos e costumes não influenciavam na salvação, porém ainda os achava bons, alegando que eles evitavam que a pessoa viesse a praticar certos pecados reais.

Muitas vezes, embora a pessoa dissesse em alguns momentos que costumes eram só “bons”, demonstrava outras coisas no seu modo de viver e conversar , como se os usos e costumes fossem realmente mandamentos necessários de serem seguidos, implicando sim na salvação.

Eu era um dos que pensavam assim, pois desde novo convertido foi condicionado a esse pensamento, porém, depois de muito tempo de estudo bíblico e meditação, percebi que tais coisas não tinham importância (primeiro cri com a razão, depois de um bom tempo que fui crer com as emoções).

Há aproximadamente dois anos atrás, fiquei sabendo por uma de minhas irmãs que uma das moças da igreja estava passando frio na escola, pois mesmo nas manhãs mais frias continuava indo de saia para a aula (caso alguém não saiba, algumas denominações proíbem mulheres de usar calças, alegando serem “roupa de homem”).

Como na época eu já entendia que costumes não salvam e até incomodam, embora entendesse a igreja continuar em uso deles, disse a ela que pusesse a calça se necessário, pois eu assumiria a responsabilidade caso o pastor não gostasse.

Porém o pai dessa moça era rígido e não permitia, pois pensava ser pecado mesmo e, como imaginei que meus argumentos não fossem adiantar com ele, resolvi falar com o pastor para que avisasse as irmãs da igreja que poderiam usar calças ao menos naquela época fria, de modo que o pai dela pelo menos ouvisse o pastor-guru e assim deixasse sua filha se agasalhar em paz.

Porém quando falei com o pastor a sua resposta foi que, embora ele não fosse achar ruim dela usar calça, ele não diria isso à igreja, pois se “liberasse” agora teria de “liberar” sempre, depois disse que se as irmãs do passado agüentaram o frio, ela também poderia agüentar…

Esse é um típico exemplo de quando alguém acha o costume tão “bom” que justifica até o sofrimento alheio ao ter de cumpri-lo.
Quando para se cumprir um costume tem de se perder a misericórdia para com os outros tal costume não é bom, é maligno.



“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” (Mateus 12 : 7)

“E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.” (Mateus 15 : 6)


Além do mais, recebemos de Deus uma consciência para que possamos examinar o que nos convém ou não, de modo que ser obrigado a seguir costumes denominacionais vai contra a liberdade que nos foi dada, sendo algo totalmente retrógrado e imaturo para um cristão.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; (Colossenses 2:20-22)


Popularity: 7% [?]

Leia também:

Usos, costumes e doutrinas de demônios
Igreja: Empresa terciária ou de terceiro setor?
É pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Cristo
CATIGUÁ: O Espírito Sopra Onde Quer…
Debate: Música pesada na casa de Deus?

Assembléia de Deus , Catiguá , Edilmo Gomes , legalismo e liberdade cristã , tradição evangélica , usos e costumes
Os dez mandamentos são a cartilha do crente Jesus “pescava em aquário” ?
Comments:122Deixe um Comentário

Responder Irmã Ana
10/10/17
Olá, a paz do Senhor Jesus!
Amados, a respeito de usos e costumes é lamentável que em pleno século XXI ainda exista esta discussão (no bom sentido).
Eu aprendi a respeitar denominações que tem usos e costumes. Aprendi também que SÃ DOUTRINA (ENSINO SADIO) é uma coisa e USOS E COSTUMES É OUTRA.
A SÃ DOUTRINA É UNIVERSAL (É PARA TODOS OS CRISTÃOS QUE ESTÃO ESPALHADOS PELOS 4 CANTOS DESTE PLANETA). ENQUANTO QUE USOS E COSTUMES VARIA DE NAÇÃO PARA OUTRA NAÇÃO, DE ESTADO PARA OUTRO ESTADO DENTRO DO BRASIL, DE DENOMINAÇÕES PARA OUTRAS DENOMINAÇÕES.
Nós temos que tomar cuidado é com os extremismos, ou seja, os exageros. No passado o Pastor por motivos banais acabava excluindo do templo.
E hoje o que estamos vendo também não é o outro lado do extremismo (exagero)? No passado se proibia quase tudo e hoje está “QUASE TUDO LIBERAL”.
A PALAVRA DE DEUS EM GÁLATAS 5:13, DIZ: “Porque vós, irmãos, fostes chamados À LIBERDADE. NÃO USEIS , ENTÃO DA LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO A CARNE, mas servi-vos uns aos outros pelo AMOR”.
COMO DIZ O VERSICULO, TEMOS QUE SERVIR UNS AOS OUTROS PELO AMOR (INCLUINDO O PASTOR QUE FOI LEVANTADO POR CRISTO (EFESIOS 4:11)).
Em 1ª CORINTHIOS 15:33 e 34 DIZ: “Não vos enganeis: as MÁS CONVERSAÇÕES CORROMPEM OS BONS COSTUMES. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo –o para vergonha vossa”.
CONCLUINDO: BONS COSTUMES NÃO GERAM SÃ DOUTRINA, PORÉM SÃ DOUTRINA GERA BONS COSTUMES. DEUS ZELA PELA DECÊNCIA E ORDEM EM TODOS OS SENTIDOS: FISICA, MORAL E ESPITUAL.
FIQUE COM A PAZ E A GRAÇA DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
CRISTO VOLTARÁ!!!

Responder NONE
11/10/06
A PAZ DO SENHOR IRMA ANA! GOSTARIA MUITO DE OBTER UM CONTATO DA IRMA, ME INTERESSO BASTANTE NESSE ASSUNTO DE USO E COSTUMES, SOU MEMBRO DA ASS. DE DEUS EM CONTAGEM MG, E TRABALHO A FRENTE DA CORPORAÇÃO MUSICAL, E ESTAMOS PASSANDO POR MOMENTOS DE TURBULENCIA SE TRATANDO DO REFERIDO ASSUNTO, E GOSTARIA DE DIVIDIR, E APRENDERMOS JUNTOS! DESDE JA AGRADEÇO, DEUS TE ABENÇOE , MUITO OBRIGADO.

Responder rosivaldo
12/01/13
a paz do Senhor Jesus Cristo? sou cristão protestante da Ass.de Deus.o assunto é muito pertinente mais é bom,só assim podemos aprender uns com os outros no qual o nosso professor é JESUS CRISTO o nosso Salvador,espero contribuir com o referido assunto em questão uso e costumes: quando jesus veio a este mundo creio que toda as nações estavam escravizadas pelo império romano inclusive os judeus, pois bem:JESUS começou a ensinar e fez discípulos e muitos o seguiram inclusive mulheres que trabalhavam com amor nos afazeres domésticos e até mesmo nas costuras e nas confecções de roupas, sendo que estas roupas na qual elas faziam já si diferenciavam das outras roupas comum da quela época, tanto é que um cristão nos tempos da igreja primitiva eram conhecidos também pelas vestimentas.pois quando os perseguidores matavam um cristão, eles traziam as vestes dos abatidos para comprovar que tinham matado mais irmãos em cristo, por tanto realmente nos temos que mudar sim até na maneira de se vestir. enquanto no uso de joias o uso de brinco, posseira,cordão etc…,servia para diferenciar uma nação da outra.vamos continuar examinando as escrituras na direção do ESPIRITO SANTO que vamos ser mais que vencedores em cristo jesus.

Responder Roberto Donizeti Soares
12/01/14
As Escrituras dizem que algum cristão era reconhecido pela roupa?

Responder rosivaldo
12/01/16
amado qual seria o sentido dos perseguidores da igreja primitiva levar as vestes do irmão já mortos e depositassem aos pés dos seus lideres:vamos imaginar eles levando uma bermuda,camiseta etc..? nem tudo estar escrito na bíblia mais temos que entender que temos que fazer a diferença pois somos o sal da terra a luz deste mundo ou seja somos a igreja do nosso senhor jesus cristo.

Roberto Donizeti Soares
12/01/16
Você deve ter se confundido.Eles deixavam as roupas deles mesmos para alguém cuidar, enquanto matavam alguém.Não me lembro de verso algum que diga que eles trouxessem roupas de cristãos mortos.

Responder carlos
10/10/18
meu camarado se vc for cristáo ou evangelico , paulo diz que as má conversasão corompe os bom costume ,,,, vc entro na frete do pasto colocado por Deus para querer muda sua opinião , apalavra diz também que obedeser é melhor que sacrifica , palavra não rebate palavra, mas obediencia , é o que Deus pede se a igrejá é a sim , porque vc acha que pode muda , se o senhor pemiti vc chega a essa posição .ai vc faz o que vc quiser , conforme a sua compiciencia , mas no momento calate e não coloca fermento, onde não deve …………

Responder Roberto Donizeti Soares
10/10/18
Não é só o pastor que foi “colocado por Deus”.
E a obediência que é sempre requerida é a Deus e não a homens; quando ele colocou suas idéias acima do Evangelho já não era mais digno de ser obedecido.

Responder Irmã Ana
10/10/23
Olá Roberto! A paz do Senhor Jesus.
Se você diz que é obediente a Deus, então não terá nenhuma dificuldade de obedecer A PALAVRA DE DEUS. CERTO?
EM TIAGO 4 VERSO 7 parte a diz: “SUJEITAI-VOS, POIS, A DEUS…”,
Esta palavra SUJEITAR significa: SUBMETER OU ESTÁ SUJEITO A ALGUÉM, OBEDECER.
Quem disse pra você que não devemos obedecer a homens? CUIDADO COM A ACHOLOGIA (EU ACHO ASSIM)! Vamos ver o que diz A PALAVRA DE DEUS DO QUAL VOCÊ DIZ OBEDECER? Na 1ª Carta de PEDRO CAPITULO 2 VERSOS 13, 18 E 19 DIZ: “SUJEITAI-VOS , pois, a “TODA ORDENAÇÃO HUMANA” por AMOR AO SENHOR; quer ao rei, como superior…”, VÓS SERVOS, SUJEITAI-VOS com todo O TEMOR AO SENHOR, não somente AO BOM E HUMANO, mas também ao MAU; porque é coisa agradável que alguém , por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente”.
O PASTOR PRA VOCÊ DEVE OU NÃO SER OBEDECIDO? Vamos ver o que diz A PALAVRA DE DEUS E NÃO HUMANA EM HEBREUS 13 VERSO 17 QUE DIZ: “OBEDECEI AVOSSOS PASTORES E SUJEITAI-VOS A ELES; PORQUE VELAM POR VOSSA ALMA, COMO AQUELES QUE HÃO DE DAR CONTA DELAS (OVELHAS)…”.
Concluindo. Como você deve ter lido na carta de Pedro devemos OBEDECER A TODA ORDENANÇA HUMANA INCLUINDO COM CERTEZA O PASTOR QUE É COLOCADO POR DEUS AINDA QUE VOCÊ NÃO ESTEJA DE ACORDO COM ELE DEVEMOS OBEDECER SENDO BOM OU MAU. QUANDO VOCÊ OBEDECE AO PASTOR, NA VERDADE NÃO É AO PASTOR QUE VOCÊ ESTÁ OBEDECENDO E SIM A PALAVRA DE DEUS QUE NOS DÁ ESTA ORDENANÇA. PENSE NISSO.
Fique com a PAZ DO SENHOR JESUS!

Responder Roberto Donizeti Soares
10/10/23
Que a paz te carregue, irmã!

Eu não quis dizer que nunca devamos obedecer a homens e sim que eu devo obedecer um pastor enquanto ele estiver me aconselhando a fazer algo com base no Evangelho, não nos seus próprios caprichos e, sim, isso acaba sendo equivalente a obedecer a Deus.

Com relação a obedecer ao patrão/senhor mau, creio que a recomendação de Paulo é somente para evitar escândalos, não que realmente Deus ache necessário que obedeçamos gente ruim.

Já hebreus fala de pastores…E eu creio que Deus só considera pastor aquele que cuida das ovelhas conforme o Evangelho e não conforme seus caprichos, o pastor que deixa de ter como base o Evangelho deixa automaticamente de ser considerado pastor diante de Deus e passa a ser visto como falso profeta, falso pastor, lobo,salteador,etc.

Eu creio que devamos obedecer os nossos patrões mesmo que sejam ruins e nossos governantes também, mas na igreja se alguém que se denomina pastor é ruim eu não preciso continuar o obedecendo, procuro outro.

“Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.” (I Coríntios 7 : 21)


Irmã Ana
10/10/23
A paz do Senhor Jesus Amado Roberto. Agora eu entendi o que você quis dizer, antes não estava muita claro.
Com certeza Deus nos deu o livre-arbítrio.
Caso não estejamos contente com certas coisas que acontecem dentro de algumas denominações, temos a liberdade para ir para outra igreja, se possível sair bem com a liderançã, mesmo não concordando com o pastor. Por exemplo, eu conheço alguns irmãos que escolhem uma denominação para congregar conhecendo os costumes da igreja, e depois quer se rebelar contra o Pastor. Deus também não está neste negócio de rebelião. Se o pastor está errado Deus irá pedir contas, acredito também que irá pedir conta de quem se rebela.

A pessoa não entra enganada numa igreja que existe estatuto.
Eu congrego na ASSEMBLÉIA DE DEUS e me sinto bem com o estatuto da denominação. Lá não é permitido que às irmãs usem calça comprida, no entanto eu entrei conhecendo como era o costume da igreja, sabendo que costume não salva mas aprendi a respeitar.
E como eu já pude dar o meu comentário, usos e costumes varia de denominação para outra denominação. Porém, jamais vou acusar um pastor onde as normas são mais liberais. Cada pastor vai dar conta a Cristo tanto das ovelhas, como de si próprio, se foi rigido demais ou liberal demais. A Rebelião é comparada a feitiçaria. O melhor é conversar do que se rebelar. Sair bem do que deixar raiz de amargura. O APOSTOLO PAULO ESCREVEU NORMAS PARA A IGREJA DE CORINTOS NA 1ª CARTA DO CAPITULO 11 VERSOS 1 AO 16. E no entanto Jesus não o condenou por isso.

Quero deixar claro que não estou dizendo que você se rebelou por mudar varias vezes de denominação. Quem prova o coração e conhece a tua vida com certeza é Deus (HEBREUS 4 VERSOS 12 E 13).

QUE DEUS ABENÇÕE O SEU MINISTÉRIO.
FIQUE NA PAZ DE CRISTO.


Roberto Donizeti Soares
10/10/23
A questão da rebelião é outra coisa que está relacionada a Deus e aos que verdadeiramente o representam, logo pode ser vista da mesma forma que a obediência.

Se formos analisar, veremos que o judaísmo no qual Jesus nasceu era uma espécie de igreja e provavelmente ele foi visto por muitos como “rebelde” por agir como agiu até a sua morte.

Com relação a mim, quando cri não imaginei que houvesse essa questão dos usos e costumes, imaginava que só se ensinasse os mandamentos bíblicos e me surpreendi ao ver que não.

Fique na paz também.


Responder Jaciel
11/06/02
A paz do Senhor,
Já que o assunto é direcionado a usos e costumes, gostaria de deixar uma pergunta.
Será que alguns cristãos por acharem que conhecem a bíblia, não estão confundindo tradição por liberalismo.
Como acontece com o assunto discutido Brasil, a respeito da homossexualidade?
Será que isso é certo queridos?
Será que é preciso ser dispenseiro da graça, ou adeptos à desagregação.
Pra tudo nesta vida tem um tempo certo, esperem em Deus nesta fé, sem querer encontrar o certo e o errado.
Somos luz do mundo e sal da terra, se expor é ofuscar o brilho de crente.
Pensem nisso.
Fiquem com Deus

Responder rosivaldo
12/01/17
inestimável irmão leia com muita atenção esta redação apos este ponto de interrogação? amado qual seria o sentido dos perseguidores da igreja primitiva levar as vestes do irmão já mortos e depositassem aos pés dos seus lideres.
quero entender que foi lido por vossa pessoa ?qual foi o sentido da sua leitura?

Responder Roberto Donizeti Soares
12/01/17
Quem foi que te disse que os perseguidores levavam vestes dos irmãos já mortos?A Bíblia não diz isso.

Responder rosivaldo
12/01/18
Após terem expulsado Estevão da cidade ele foi apedrejado ate a morte puseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo (Atos 7:58). A morte de Estevão iniciou os eventos que resultariam na conversão e na empreitada de Paulo como o apóstolo dos gentios. Mas, naquele tempo, Paulo era um líder dos opressores da igreja. Ele respirava ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor (Atos 9:1); ele perseguiu a igreja de Deus e tentou destruí-la (Gálatas 1:13) prendendo mulheres e homens cristãos (Atos 22:4) em muitas cidades.
espero com estes versículos bíblicos ter contribuído com a sua pergunta,olha nem tudo esta escrito na bilbia temos que ser direcionado pelo espirito santo para entender melhor as escrituras.portanto faço uma pergunta para vc com quem caim filho de adão e eva se casou,mostr uma referença bem objetiva?

Roberto Donizeti Soares
12/01/18
Como eu imaginei, você entendeu errado o texto do livro de Atos.As roupas que eles depositaram aos pés de Saulo eram as roupas dos perseguidores, não de Estevão.Provavelmente deixaram as roupas nos pés dele para que não sujassem enquanto o apedrejavam.

“E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam.” Atos 22:20


rosivaldo
12/01/24
estou esperando resposta sobre a esposa de caim como surgiu e quem era?estou realmente surpreso da sua inteligencia.

Responder carlos
10/10/18
(Romanos 12:1) – ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(Deuteronômio 22: 5) – Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.

(I Tessalonicenses 5:22)- Abstende-vos de toda a aparência do mal.

(Filipenses 4:8) – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Sejamos discretos, sem sensualidade no vestir, sóbrios em não tentar ao próximo com roupas transparentes e as joias sejam simples e não ostentativas, chamando mais a atenção para a aparência do que pela pessoa que você é.

2. Lazer e Exercícios Físicos

(I Corintios 10:31) – Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

(Efésios 5:16) – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

(Romanos 6:13) – Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

(I Corintios 6:19) – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

(II Corintios 6:17) – Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;

(I Tessalonicenses 5:21) – Examinai tudo. Retende o bem. 22 – Abstende-vos de toda a aparência do mal.

ai vai só palavras de Deus não minhas , e não de homem carnais mas tudo dado pelo espirito santo porque , ele é santo


Responder Roberto Donizeti Soares
10/10/18
Ah, é mesmo?
Você sabe que muitos não concordam com o uso de jóias de maneira nenhuma (no máximo aliança e anel de formatura), não sabe?
Porque é que só eu seria carnal?

Responder RONEY ESPIRITO
10/10/20
há muitas referencias bíblicas falando deste assunto ,não tem como um irmão na igreja de hoje viver com viviam os religiosos do passado, Jesus deixou claro que os religiosos são indesculpável,hoje a igreja tem a bíblia e os exemplos que servem para os dias atuais,chega de engano chega de mentira ,vamos parar de ser adoradores de homens vamos examinar as escrituras comparando palavras por palavras pra ver se é assim mesmo,não adianta aplicar (DT22:5) a igreja e deixar os versículos :11,12 de fora,devemos aplicar todo ele a igreja se é que queremos usar isto com doutrina,o livro fala que homem não deve usar roupas femininas e nem a mulher usar roupas masculinas com também fala que não deve usar misturas de linhos com a lâ e manda também fazer franjas nas quatro bordas da vestes,e continua o mandamento nos versículos seguintes manda apedrejar quem cometer pecados (A IGREJA É OBRIGADO CUMPRIR TODOS OS MANDAMENTOS DE DT22 E NÃO SÓ O QUE AGRADA)pense bastante nisto medite se vale apenas interpretar versículos isolados e aplicar na noiva do cordeiro (AT17:11).

A BIBLIA DE ESTUDO APOLOGÉTICO – Define a diferença de seita e igreja na pagina de nº1359, no tópico de nº08 quanto a sociologia- as seitas mostra símbolos externos como identificações dos seus fiéis (ex: vestimentas e aspecto físico), já a igreja geralmente não há (mostras externas),A ICP-ISTITUTO CRISTÃO DE PESQUISA,É UMAS DA MAIORES DESCOBRIDORA DE SEITAS HERÉTICA NO MUNDO-RAZÃO DISTO É A GRANDE OBRA FEITO PELA ICP,A BIBLIA DE ESTUDO APOLOGÉTICA.
(INFELISMENTE ESTAMOS ENGUADRADO COMO SEITAS)

Gostaria de incluir, Mas um pouquinho do pouco que sei sobre o assunto, em particular para os obreiros que ainda não conseguiram assimilar a diferença, falo como membro do corpo de cristo por isso diz a verdade não minto. Muito de nós estamos ensinando costumes como doutrina e etc. um dia terão que dar conta daquelas vidas que excluímos da igreja, ou perseguimos devidos a estes erros humanos.

Voltando ao princípio da criação, podemos ver que o Deus fez o homem e a mulher nus (GN2: 25),o pecado não foi a nudez ,foi a desobediência que trouxe as conseqüências(GN3:11,21),como morte,trabalho pesados dor no parto,doenças,velhice,vestimentas,sapatos ,chapéu etc.…posso afirmar sem medo de errar se não fosse o pecado não existiria roupas nem enfermidades nem morte etc.,com isso o pecado deu origem as muitas necessidades tanto para o homem quanto para mulher.

Como foi explicado no inicio sobre as culturas, cada povo tem a sua, se quisermos viver de acordo com a cultura do céu, teremos que estudar qual o tipo de roupas que Deus quer para o homem e para a mulher, se fizermos um exame fiel das escrituras, em particular (Gn3: 11,21) veremos ali a roupa exata que agrada a Deus, lembrando para os amados irmãos que Deus não fez nenhum vestuário para identificar quem é homem ou quem é a mulher, a bíblia relata que Deus fez dois vestidos de peles de animais, que seria para o homem e a mulher proteção contra o frio e calor, funcionaria como casa, cama etc. Note bem não fez uma roupa cor de rosa e outra marrom, a função das vestes seria para proteger e não identificar quem é homem ou mulher.


Responder Daniel Alves Pena
12/01/17
Você já ouviu falar em não se conformar com este mundo? (Romanos 12:1 e 2)
Será que podemos nos vestir com decência com as roupas indecentes que temos hoje?
Acho que precisamos ser descentes no vestir.
Roupas decotadas deixando os seios a mostra, mini-sais que mostram até o CPF da irmã, não sei não.

Acesse : Que espécie de árvore é você?

Responder Leny SIlva
10/10/21
Sobre a reportagem realmente na Biblia não diz que tipo de roupa é de homem ou de mulher , mas tem calças que são verdadeiro escandalo, eu observei por muitos anos, não que eu diga que usar calças seja pecado, mas que a maioria dos homens olham mais um traseiro de uma mulher de calça do que de saia isto é verdade e dentro da igreja também eu já vi e vejo, pois tem mulheres na igreja que usam umas calças tão coladas no formato do traseiro que para mim nem precisariam que usassem calça pois parecem estarem nuas, queiram sim queiram não, mas a maioria dos homens olham o traseiro de uma mulher que esteja de calça, é bem mais provavel olhar um traseiro de uma que esta de calça do que uma que esta de saia… por experiencia propria, um dia coloquei calça e muitos olharam e outro dia de saia, não vi ninguem torcendo o pescoço para olhar meu traseiro, olharam, mas não pra meu traseiro, pois vejo homens quse quebrando o pescoço por causa disto, pois quando a mulher esta de saia, uma saia “descente”, eu duvido que um homem consiga ver o traseiro perfeitamente como se vê quando esta de calça comprida justissima, eu observei isto por muitos anos, não é errado usar calças pois uso, calças não grudentas e sedutoras, mas na igreja tem mulheres que amam reforçar o traseiro com calças justissimas para mim isto não é questão de doutrina é falta de vergonha na cara, pois se sabe que esta parte do corpo chama a atenção de qualquer homem então se eu sei disto, porque uso?? apra despertar interesse sexual???

`Pense bem, para quem tem esposa, você gosta que outro homem aprecie o traseiro da sua mulher alem de você, pois então não fique inocente, pois eles olham se ela estiver com uma calça grudadinha…
Isto não depende de ser crente ou não.. para mim é carater…..


Responder Sandra Lemos
10/10/21
Eu vejo da forma que se a mulher cristã quer usar saia que use, mas use descente, se quiser usar calça que seja descente, e que parem de criticar as irmãs que saias pois cada um é cada um, se a mulher que se diz crente usar uma saia curta e sensual ela vai se ver com Deus e da mesma forma aquelas que vão a igreja com calças que sçao justissima marcando a melancia traseira que faz os irmãozinhos torcerem o pescoço, para mim não tem santo suficiente………tem umas irmas que falta vergonh na cara

Responder patricia
10/10/22
por favor se puder me respoda urgente
meu filho de 14 anos frequenta a igreja uns 6 meses, vai todos dias q tem, porem ele não queria aceitar a jesus , expliquei o q e aceitar JESUS, no outro dia quando os amigos q vão ha mais tempo resolveram aceitar ele foi, eu vi q so foi por onda dos amigos , nao de coração, e agora q esses amigos querem batizar ele quer ir , esta fazendo o curso do batismo, mas não vi mudança nele, continua o mesmo com seus erros, arrogante etc, converso com ele, explico o que é o batismo, o respeito q ele tem de ter por DEUS, ele diz q depois do batismo ele vai ficar com medo de errar e vai mudar.
agora fico em duvida se faço ele esperar mais uns meses ou deixo. quando eu fui batizada no percurso do curso mudei muitos erros q cometia, não penso q continuar exatamente como era deve ser assim, algumas coisas tem q se libertar para encontrar o perdão do pai. ex me afastei de fofocas, mesmo q não fizesse ficava no meio de quem fazia, foram mudanças assim q vieram outras. mas meu filho não entende, acho q pra ele igreja e uma vaidade, ele tem atenção toda la meninas ficam dando atenção, toca violão e todo mundo assiste ensina. Como muitas vezes q ele fica de castigo so pode sair pra o culto , e uma forma de ficar com os amigos tem muitos jovens la.
por favor o q faço, deixo agora ou digo pra esperar ate maio 2011, ele disse vai concordar, quero saber se Deus vai me aprovar. grata

Responder Roberto Donizeti Soares
10/10/23
Ele não precisa se corrigir para ser salvo; basta que tenha crido verdadeiramente, o resto vem depois, naturalmente.

E se ele já creu, pode ser batizado sem problemas, o batismo é apenas um simbolo público do que já aconteceu no coração dele.

Tem certeza que não notou mudança alguma?Ou será que achou que as mudanças foram pequenas demais?

Já perguntou a ele se ele mesmo sentiu alguma mudança?

Será que sua forma de entender o “aceitar Jesus” está mesmo correta?Será que ele só não queria aceitá-lo porque descrevia isso como algo diferente do que verdadeiramente é e essa descrição o incomodava?

Agora, esse pensamento de que depois do batismo ele ficará com “medo de errar” não é saudável, não convém obedecer a Deus movido por medo mas sim por amor, ele não deve se batizar tendo em mente esse pensamento.

Não creio que Deus vá te aprovar ou desaprovar por permitir que ele se batize, o importante é que se esforçe para orientá-lo, você não tem o dever de mantê-lo força longe das águas batismais.

Um abraço.


Responder Irmã Ana
10/10/27
Olá irmã Patricia! A paz do Senhor Jesus. Eu também gostaria de ajudá-la.
Eu entendo a sua preocupação. Porém, Deus deu livre-arbítrio ao seu filho. O medo da irmã é normal, pois, Conversão é mudança de caráter e isso a irmã já percebeu que não houve, devido as atitudes dele. Creio que tenha a liberdade de conversar com o seu filho. Faça perguntas do que ele aprendeu sobre batismo nas águas, desta forma a irmã estará tendo oportunidades de contiunuar ensinando sobre o tema. Explique o que também aprendeu quando nova convertida. Aprenda a ouvir o seu filho e depois dê o seu parecer biblico. Procura evitar críticas destrutivas. Mas faça críticas construtivas que possam fazê-lo crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Antes de tudo ore ao Pai Celestial com FÉ e peça sabedoria e com certeza o Espírito Santo lhe concederá.
A respeito da frase dita pelo seu filho, e citada pela irmã de que: “depois do batismo ficará com medo de errar”, mostra o quanto ele ainda é imaturo e como precisa aprender A Palavra de Deus. Batismo é uma ordenança de Jesus, mas não garante a salvação de ninguém. Apenas obedecemos o que o Senhor nos ordenou no Evangelho segundo MARCOS CAPITULO 16 VERSOS 15 E 16.
Fique com a graça e, com O Princípe da Paz!
Cristo Voltará!

Responder marcelo rocha
10/10/26
A Paz.

Somos gratos a Deus, por ter enviado a Jesus para nos Salvar por meio de seu grande e imensurável AMOR, e que AMOR. como se bastasse deixou conosco após a ascensão de Jesus o Espírito Santo para nos guiar e ensinar o caminho que devemos trilhar para chegar ao céus. em apocalipse temos a relação dos que ficaram de fora deste lindo lugar preparados não para crentes denominacionais, mais para a NOIVA DE CRISTO independente da denominação que provesse ser. são estes que ficaram de fora: os cães, feiticeiros, prostitutos, homicidas,( a lingua mata Também) idolatras ( inclusive tem muitos idolatrando denominação, pregadores etc…) e o que comete e ama a mentira. Ap. 22.15
Amados Jesus disse: Vinde a mim todos vós que estais cansado e oprimidos e EU vos aliviareis. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim ( JESUS), que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é SUAVE, e o meu fardo LEVE. Mt. 11.28-30
PALAVRAS DE JESUS O SALVADOR DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!
Sou membro das assembléias de Deus como cidadão aqui na terra mais sou também eleito por Deus para morar nas mansãos celestiais se permanecer fiel a cristo até ao Fim.
Por favor Meditem em: Tito 3.1-11


Responder marcelo rocha
10/10/26
Ao querido irmão em Cristo Roberto Donizeti que não o conheço pessoalmente
mas que o conheci por meio de seu blog, deixo a Paz.
e que o eterno Deus continue usando sua vida para ganhar almas para o reino Dele. fica na paz de Cristo Jesus.
Creio que breve muito breve nos encontraremos em Glória.

Responder Roberto Donizeti Soares
10/10/26
Está dizendo isso por achar que o arrebatamento será em breve ou porque acha que logo morreremos?
Fique na paz também.

Responder Rodrigo
10/11/24
Roberto Soares cuidado com q vc fala:

Usar calça não é pecado!!!
Mas um convite a vaidades futuras!!!

Cortar cabelo não é pecado!!!
Mas um convite a vaidades futuras!!!

// // //
Mas um convite a vaidades futuras!!!

As vestimentas saia, paletó e outros “Reservados”, são apenas padrões adotados aqui no brasil e em outros lugares.


Responder Roberto Donizeti Soares
10/11/24
Tu o dizes.

Responder WAGNER
10/12/01
PRA MIM É UM PALHAÇADA! O QUE IMPORTA NA VIDA DE UM CRISTÃO É O SEU CARATER E SUA VIDA EM OBEDIENCIA A DEUS E SEU AMOR AO PROXIMO. ESSE PAPO DE ROUPA, NAO IMPLICA COM SALVAÇÃO, É LOGICO QUE SE A PESSOA É UM CRISTÂO, TEM O ESPÌRITO DE DEUS E ELE TEM ZELO E TEMOR A DEUS E VAI TER DECENCIA EM COLOCAR UMA ROUPA, TEM QUE HAVER É EQUILIBRIO….NÂO PODEMOS CONFUNDIR SANTIDADE COM RELIOZIDADE. UM ABRAÇO A TODOS!

Responder PASTOR CLAUDIO ACCONCI
10/12/02
BOM DIA: A PAZ

O PROBLEMA DOS COSTUMES NAS IGREJAS ATUAIS TEM SUA RAIZ NA REVOLTA DE MACABEUS, EXPLICO: COM A ORIGEM DOS FARISEUS, ORDEM DE FALSOS REPRESENTANTES DO CRISTIANISMO, QUE NUNCA DESCENDERAM DA RAIZ DE ARÃO OU DAVIDICA, DOS SADUCEUS E DOS ZELOTES, REITERO, OS MALDITOS DO PASSADO QUE COLOCARMA UAM CERCA PERANTE A LEI DE DEUS E CRIARMA AS OBSCENIDADES QUE JESUS COMBATEU,( COM CHICOTE). OS COSTUMES SÃO UM MODO EXTRA BÍBLICO DE MANIPULAR AS OVELHAS COM A OPRESÃO DO MEDO, CRIANDO A “DOUTRINA” DO NÃO PODE, NÃO DEVE É PECADO, FAZENDO ASSIM UMA GERAÇÃO OPRIMIDA QUE SERVE POR MEDO E NÃO POR AMOR.
CRIANDO UMA REPRESSÃO PRINCIPALMENTE NAS MULHERES E NSO JOVENS, UMA HIPOCRISIA NEFASTA E QUE ME CAUSA HOJERIZA.
DOUTRINAS SATANICAS DE HOMNES QUE FECHAMA PORTA DA GRÇA QUE JESUS ABRIU, NÃO ENTRMA E NÃO DEIXAM ENTRAR, SÃO E CONTINUAM SENDO OS MALDITOS FARISEUS QUE O REI JESUS TINHA NOJO E COMBATIA.
OS COSTUMES NADA SÃO DO QUE LEIS DE MASSA DE MANOBRA PARA MANIPULAR O REBANHO, OS LOBOS DO ALTAR AMAM COSTUMES E DETESTAM A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS QUE CHAMA TODOS AO ARREPENDIMENTO EFICAZ.
OS MALDITOS APUSTULAS E BISPOS CHEISO DE POMPA E CIRCUNSTANCIA COM SUA LIBIDO DETURPADA PELA PORNOGRAFIA E OBSCENIDADES MIL NÃO PODME VER UAM JOVEM DE CALÇA NA IGREJA POIS SUAS COSNCIENCIAS CAUTERIZADAS E SUA LIBIDO EXACERBADA PODE SER TOCADA ENTÃO O PENSAMENTO DELES É “VAMSO TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE DO PECADO PRAS OVELHAS”.
CONCLUSÃO: O PROBLEMA É NO ALTAR QUE ESTÁ MANCHADO DE PECADO E NÃO NAS VESTES DAS PESSOAS, POR ISSO SE AMNTEM OS MALDITOS COSTUMES DE HOMENS NAS IGREJAS.
CONCLUSÃO: OS COSTUMES SÃO MANTIDOS PARA SE CRIAR UAM DIFERENCIÇÃO DENOMINACIONAL DO ORGULHO ONDE QUEM TEM MAIS COSTUMES É MAIS SANTO, E AS OUTRAS IGREJAS SÃO IGREJOLAS.

PR CLAUDIO ACCONCI


Responder beti
10/12/02
acho que vivemos no tempo da graça, ou nao???? se alguem quiser viver como era o tempo da lei ,deve cumprir ela a risca!!!! acho q JESUS veio a este mundo para abolir a lei e nos fazer livres…. nao esquecendo ,claro no que nos diz a palavra de DEUS em galatas 5:13!!!!! devemos nos preocupar mais em pregar o evangelho da salvação, e para isso JESUS nao disse vem a mim vc q usa saia ou calça… mas disse venha como estás, a unica veste que importa é aquela que vestiremos, ou não, vestes de GLÓRIA diante dele… fiquem na paz do SENHOR JESUS !!!!!

Responder marcia
10/12/30
Sou evangelica ha anos.Qdo me converti os pastores de todas denominaçoes pregavam q arvore de natal e natal era do demonio.Hoje as igrejas ate enfeitam c/arvores de natal
Eles pregam uma coisa e vive outra.Aprendi q evangélicos não podem imitar o mundo.Mas é isso q esta acontecendo.
Estou quase desistindo é uma confusão danada na minha cabeça.
Vamos acordar.O diabo esta gostando disso.
DEUS abençoe a todos.

Responder Roberto Donizeti Soares
10/12/30
Se está falando de religião, então é bom mesmo que desista.
Leia o Evangelho e se firme naquilo que realmente a gente tem que se firmar, Cristo.

Responder elizabete
11/01/24
sou de uma denominação; q quando era pequena, minha mãe ficou disciplinada,por mim dar banho c sabonete e não podia pq era perfumado.absurdo não????????

Responder Roberto Donizeti Soares
11/01/24
Sem dúvida, um absurdo.
Pode dizer o nome dessa denominação?

Responder Simone
11/02/01
A paz do senhor….sou da ass. de Deus e na minha igreja náo se permite usar calça e uitas outra coisas …o que eu acho é que nós como cristáos, temos que fazer tudo com ordem e descencia, náo importa se com saia ou com calça, tem que ser descente, nada de exageros, será que alguem quer usar calça que náo mostre tanto as curvas do corpo ou uma saia que quase rasga de táo apertadada ou curta demais? usar uma base na unha , o um eslmalte preto, vermelho? devemos ser prudentes. seja o que for use com prudencia por que nós somos templo do espirito santo….Deus abençoe.

Responder César Lima
11/03/03
Querido e amados, qque boa a discurção de vocês. Mas vocês já pararam para pensar que cada tribo tem o seu custume e em cada país suas tradições e que Paulo nos ensina a respeitar o s custumes dos povos. Devemmos ensinar o que é bíblico sem preconceito com um irmão ou a irmã.
Até parece que ainda somos escravos do pecado. Não sejamos fariseus hipócritas. Cada um use da sua própria conciência diante de Deus e de homens. Em minha casa por exemplo bebemos bebidas fortes nem porisso credito que estamos pecando. Minha mãe usa calça vezes saias e digo ela não peca quado o faz. Em respeito a estas vestes que não sejam imorais ou senxuais. Já vi dirigente de igreja (mulheres) que sentam lá no altar com saias que mostram as suas partes intimas e que uma calça lhe seria até melhor.
meu irmão gosta de mudar o cabelo e minhas irmã vivem fazendo chapinha. Convenhamos, isso atinge a espiritualidades deles onde?
Vamos parar de se engasgar com mosquito.

Responder Vinícius
11/11/27
Concordo em partes contigo, só não concordo com a parte no que se diz:”beber”. Pq nós somos “Sal e luz” deste mundo, se nós conhecemos a “verdade” (jo 8:32) nós não dependemos disso, e eu sei que tu não depende disso, mas nós somos testemunhas de Jesus, Amém? Como que você vai dizer para uma pessoa alcoolica, “não beba, beba apenas um pouquinho”, ela certamente não vai conseguir. Então vivemos aquilo que professamos.

Bom eu acho que o pecado esta na “SENSUALIDADE” no que nós dizemos de trages. Tem muitas mulheres que usam “SAIAS” mas bem colocadinha (parece aquelas meias novas que só vai até o tornozelo), então pedimos graça de Deus para cobrir as nossas nudez.
Amém irmãos, Deus certamente vai nos abençoar.
Mas agora se a tua Igreja tem isso por regra respeite!
Pois todo lugar existe regras, se não obedecermos “somos filhos bastardos” (Hebreus 12:6)


Responder Roberto Donizeti Soares
11/11/29
A pessoa alcoolica está viciada e por isso não deve ser aconselhada a beber pouco, mas isso não quer dizer que a pessoa que a aconselha não possa beber nada, assim como quem aconselha um diabético a não comer doces não é obrigada, por isso, a não comer doce também.

O que obedecer a regras de um lugar tem a ver com a nossa filiação?


Responder valdir machado
11/03/25
gostei muito dos comentarios especialmente dos de Cesar lima e irma Ana,muito lucidos,os outros tambem claro,todos tem suas razoes mas ou menos biblicas,algumas mais radicais mas ainda assim mesmo boas e positivas,o que importa mesmo é nunca pararmos de faser reflexoes a respeito do assunto,mas sempre usando a palavra de Deus e sua JUSTIÇA em sua epistula aos romanos C.6 v 16a19 Paulo nos fala da dificuldade que temos de enfrentar o nosso proprio EU,QUER DIZER NOSSA NATUREZA HUMANA,mas cuando nascemos de novo e guanhamos nova natureza,se estabelece uma situaçao de conflito entre as duas naturezas, resta saber cual das duas vai prevalecer,se a de cristo, voce vai saber esatamente como se vestir como se comportar com deçencia,voce é totalmente livre para usar o que da na telha mas se for tocado pelo espirito de Deus????tem que serconforme romanos c7 v25

Responder Clênio
11/03/28
Tópico: É INSUPORTAVEL ESTA SITUAÇÃO DENTRO DAS IGREJAS .

Clênio (Evangelista2937)
Postado em 25/02/2005 02:24

Vestir-se com modéstia ! Ou A onda é mostrar os seios ?
“Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição”.
1 Timóteo 2. 9 Do mesmo modo, desejo que as mulheres, vestidas decentemente com recato e modéstia, se enfeitem sem frisar os cabelos, sem ouro nem pérolas nem vestidos de luxo,
1 Pd 3. 3 a 5 3 Não sejam vossos enfeites o que aparece externamente: cabelos frisados, jóias de ouro, vestidos elegantes, 4 mas tende os enfeites interiores e ocultos do coração, a pureza incorruptível de um espírito manso e tranqüilo. Isto é que é precioso diante de Deus. 5 Assim outrora se adornavam as santas mulheres que esperavam em Deus, obedientes a seus maridos.

A vontade de Deus é que as mulheres cristãs cuidem de se vestir com modéstia e discrição.

(1) A palavra “pudor” (gr.aidos) subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal maneira que atraia atenção para o seu corpo e ultrapasse os limites da devida moderação. A fonte originária da modéstia acha-se no coração da pessoa, no seu âmago, mas também em sua conduta. Noutras palavras, modéstia é a manifestação externa de uma pureza interna.

(2) Vestir-se de modo imodesto para despertar desejos impuros nos outros é tão errado como o desejo imoral que isso provoca. Nenhuma atividade ou condição, justifica o uso de roupas imodestas que exponham o corpo de tal maneira que provoquem desejo imoral ou concupiscência em alguém G. 5.13 Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade, usando-a como pretexto para servirdes à carne. Ef 4. 27 Não deis lugar ao demônio. Mt 5. 28 Pois eu vos digo: Todo aquele que lançar um olhar de cobiça sobre uma mulher, já cometeu adultério em seu coração.

(3) É vergonhosa a situação de qualquer igreja que desconsidere o padrão bíblico para o modo modesto do vestir-se, e que adota passivamente os costumes do mundo. Nestes dias de liberação sexual, a igreja deve comportar-se e vestir-se de modo diferente da sociedade corrupta que repudia e ridiculariza a vontade do Espírito Santo, i.e., que haja modéstia, pureza e moderação (cf. Rm 12. 1,2). O fiel deve oferecer a Deus corpo e alma para o cumprimento de sua vontade, cumprir a função que lhe foi confiada, como membro da Igreja (Rm 12.3-8),

(Bíblia de Estudo Pentecostal)

A moda hoje é as mulheres se trajarem usando decotes extremamente “generosos”, mostrando grande parte dos seios das pernas e até das cochas, provocando com isso desejos carnais e sensuais nos homens. É interessante notar que a Bíblia não alerta aos homens a forma como devem se vestir, mas às mulheres, sim. Por que isso? Deus já sabia que neste “campo”, a mulher vai muito mais pelo que ouve, ao passo que o homem vai mais pelo que vê. Preste atenção na próxima festa de casamento ou até o culto que você for. Dos homens você verá apenas as mãos e o rosto. Das mulheres? de muitas delas você verá “quase tudo”. Lamentavelmente, muitas mulheres que estão dentro de igrejas, aderem totalmente aos costumes imorais, ditados por satanás. Deus trabalha com o equilíbrio. O diabo trabalha com os extremos. Assim como é errado muitas igrejas imporem jugos pesados e antibíblicos com respeito a “usos e costumes”, o outro extremo, da liberação total quanto a forma de vestir-se sem nenhum pudor, era, é, e continuará sendo pecado.

Para refletir:
A forma como você se veste, provoca desejos sensuais carnais, é como se as ovelhas fossem mal orientadas e sem nenhuma direção ?


Responder Marcos Correia
11/09/18
Prezado Clênio, muito bem observado seu comentário, pois tenho experiência de como é triste e lamentável a maneira que não poucas mulheres tem se apresentado nos cultos, dois casos aconteceu comigo: No primeiro caso, estava em um determinado culto quando chegou uma jovem irmã com uma blusa “costa nua” e acomodou-se a minha frente deixando-me muito pertubado como homem, já no segundo caso em outra ocasião, uma irmã chega e ajoelha-se e eu vejo os seus “seios” pois estava sem o sutien e com uma blusa “folgadinha” como elas chamam, estou falando isto não que não goste de mulher, mas sim, pela falta da postura cristã.

Responder Márcio
11/03/29
Obviamente não há mais interesse nesta palavra por parte da grande maioria dos Pastores que estão interessados apenas no circulo de amizades e aparencias. Ninguém (mulher) hoje quer frequentar uma denominação com vestes simples e modestas. Caso seja assim, ira atrair a quem ?? Os pobres não vão porque procuram uma denominação de “ricos e bem vestidos” e não a salvação em Jesus Cristo. Os ricos irão se sentir mal ao serem julgados pelos “amigos” de frequentar um lugar onde o povo “não tem fé” para alcançar as “mais ricas e copiosas” bençãos do trono de Deus !! Taí o impasse !! Hoje a minoria de pastores que divulgam “seu” evangelho pela mídia, precisa demonstrar boa aparência “aprovação de Deus” para que os que assistem digam: “Deus é verdadeiramente com este pastor !! Este sim é homem de Deus!! Só que a preucupação deste “pastores” não é conduzir o povo as moradas eternas nos céus, mas sim conduzi-los no mundo capitalista, conssumista, desenfreado e modista, alimentado-os na sua ganância e por fim aos eternos bancos de sua “igreja”. Lamentávelmente tudo isso se torna necessário seu acontecimento. Enquanto isso ocorre, nós sofremos e nos encolhemos, porque o mundo acredita mais neste tipo me menssagem que os satisfaz, do que na menssagem salvadora pelo sangue de Jeusus Cristo e na renuncia de cada dia.

Responder Tainara Olivera
11/04/21
a paz do senhor Roberto!muito sábio o que escreves!só para complementar,para quem ainda não entendeu:Efésios 4.14 ”-para que não sejamos mais como meninos inconstantes,levados em rodapor vento de doutrina,pelo engano dos homens que,com astúcia,anganam fraudulosamente.
Antes,seguindo a verdade em amor,cresçamos em tudo naquele que é a cabeça CRISTO;”
fike na paz e que Deus te abençõe kada dia mais e mais dando-te sabedoria e instruindo-te.

Responder Juliano
11/04/26
É uma pena que muitos se preocupem tanto com a aparência externa e pouco com o coração. Buscam atender às palavras do pastor ou ancião, e não a de Jesus.
O pastor, mesmo que ungido e colocado por Deus neste posto, é humano, portanto falho, e a conduta do fiel pode sim ser modificada contanto que seja para tentar igualar-se a Cristo. Se não nos espelharmos nEle, tanto mais longe estaremos de chegar à Sua estatura.
Pois se pendermos para o lado do pastor/ancião, e não do de Deus, estaremos em pecado, pois pecado é desviar-se do alvo. Imagina se um pastor/ancião honesto e firme na Palavra gostaria que suas ovelhas pecassem por seu capricho?
A Palavra diz que aquele que toma atitudes em nome de Jesus, que não critique quem não as toma, nem se vanglorie por ter tomado. Por isso, irmãos, se você se veste como tua religião manda, amém, talvez Deus veja seu esforço em ser como Ele quer (apesar de eu acreditar que ele não queira isso) e te abençoará, mas no momento que achar que a mulher que usa calça ou short (não falo das indecentes) é uma “caída” ou “desviada”, Deus usará o mesmo julgamento que fez com ela para contigo, pois assim foi dito.

Responder cesar lima
11/06/02
Eu sou Presbiteriano Independente… Minha igreja é conserservadora. Porém não se pode forçar os usos e costumes. Nenhuma destas coisas vai levar ninguém pro céu ou para o inferno. Também não sou liberal, acho que em todo lugar há uma roupa certa a ser usada. As pessoas pensam que salvação vem pelo esforço próprio e não é isso. Alguém já ouviu falar que é de graça? Parém de reparar na vida do irmão como se fosse propriedade sua, todos nós que cremos em Deus e na boa nova de Xtopertence a um só que é Xto. Faça ssua parte meu irmão: ame primeiro veja o próprio humbigo para depois não andar como os fariseus e os outros interpretes da lei, que colocavam julgo pesado sobre os fieis. Um bom livro para vocês leem é o livro “É Proibido” de Ricardo Gondim. Que Deus abençoe a cada um de vocês cada vez mais. Só lembrem-se que A bíblia é palavra de Deus, mas não devemos interpretá-la para nos favorecer e sim para favorecer a verdade.

Responder fabiana
11/06/10
fui muito tempo deuma denominaçao que nao podia nada hje faço parte de outra que ja pode usar calça etc mas nada ezageradamente minha missionaria sempre pega sobre esses assuntos nao devemos ficar parecendo um vagalume com tantos brilhos no rosto hoje uso um brinco de bolinha bem pequeno e as vezes passo uma base nas unhas gostaria de saber se estou certa ou se estou pecando estou muito muito confusa com usos e costumes gostaria de ter uma explicaçao certa me ajudem tirar essa duvida se eu morrer vou para o inferno por estar usando brinco me sinto bem mas tem pessoas que me olhao torto continuo servindo a deus do mesmo geito nao uso calça pois nao tenho muitas vezes falao que estou ridicula com roupas compridas e me dao a idade que ainda nao tenho ate meu marido fala o que devo fazer

Responder Marcos Correia
11/09/18
Prezada Fabiana, bom será que tenhas paz, se tua mudança te trouxe pertubação, penso que isto não é bom, um abraço.

Responder Marcos Correia
11/09/18
Penso que foi mais fácil lidar com a questão da proibição do que com a liberação, pois, nem todos estão sabendo utilizar a liberdade de maneira que não provoque escândalo, coisa difícil é alguém saber refrear seus desejos carnais (sensualidade, exibição, sedução, chamar a atenção dos outros e coisas semelhantes a estas).

Responder pr. Joel carneiro
12/01/17
Que a paz do senhor Jesus, esteja com todos os que lerem esse comentário. Tudo o que foi exposto pelos irmãos é importante para o conhecimento de todos, e muitas das vezes querer entender 100% das coisas de Deus é impossível porque elas nem sempre são para serem entendidas e sim para serem obedecidas. Mas com relação aos usos e costumes eu quero expressar minha opinião com relação a palavra de Deus que nos diz que podemos todas as coisas, mas que nem todas as coisas nos convém fazer, portanto convém que façamos as coisas que edifiquem o nome de Deus. Existem duas formas de se pregar o evangelho de Jesus, uma é a forma explicita, é nós falarmos de Jesus, e a outra é a forma que hoje em dia eu considero a mais eficiente que é a forma implícita, que é fazer com que as pesoas vejam Jesus, resplandecer em nossas vidas, através das nosss atitudes, através de nosso comportamento no meios de pessoas ímpias, através das nossas vestes pois as mesmas não podem se sobresair mais que a palavra, e isso serve muito para as mulheres, pois a bíblia não proíbe que as mesmas deixem de usar batom, pintar cabelo, usar brincos, pulseiras, etc.., mas oque não deve é esses adereços aparecerem mais que jesus na sua vida, os adereços não podem serem usados de forma que as pessoas se sintam atraidas para essas peculiaridades e deixem de ver Jesus.
120 « Anterior 1 2
Deixe um Comentário Cancelar resposta

Arquivo do blog

O TOKE DAS MÃOS DO MESTRE PARTE 1

Filme Desafiando os Gigantes

tenho vergonha de ser maçom .

Filme.. A História de Rute .Baseado em fatos reais..Recomendado .