Seguidores

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Obama anuncia retorno de 34 mil militares do Afeganistão no próximo ano

Obama anuncia retorno de 34 mil militares do Afeganistão no próximo ano


Atualizado: 13/02/2013 02:21 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Obama anuncia retorno de 34 mil militares do Afeganistão no próximo ano

Washington, 12 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira que 34 mil militares retornarão do Afeganistão no prazo de um ano, até o próximo mês de fevereiro, e reiterou que a guerra no país asiático terminará, como está previsto, no final de 2014.
'Na primavera (do hemisfério norte), nossas forças se deslocarão para um papel de apoio, enquanto as forças de segurança do Afeganistão assumirão a liderança', disse Obama durante seu discurso sobre o Estado da União perante o Congresso.
O líder também prometeu que 'os EUA encerrarão a sua missão no Afeganistão' e que será alcançado o objetivo 'de derrotar o núcleo da Al Qaeda'.
'Hoje, a organização que nos atacou em 11 de setembro de 2001 é uma sombra do que era', sustentou em referência à Al Qaeda.
O número de soldados dos EUA no Afeganistão alcançou o seu máximo com um total de 100 mil e atualmente está em 66 mil, que fazem parte da missão da Otan nesse país, prevista para ser encerrada no final de 2014.
'Além de 2014, perdurará o compromisso dos EUA em alcançar um Afeganistão unificado e soberano, mas a natureza do nosso compromisso mudará', comentou Obama.
O presidente americano detalhou que está sendo negociado um acordo com o Governo afegão para após 2014, focado 'em duas missões: capacitar e equipar as forças afegãs para que o país não caia novamente em um caos e também que permitam perseguir os demais membros da Al Qaeda e seus filiados'. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

postagens populares

O TOKE DAS MÃOS DO MESTRE PARTE 1

Filme Desafiando os Gigantes

tenho vergonha de ser maçom .

Filme.. A História de Rute .Baseado em fatos reais..Recomendado .