este bloguer tem a função de informar e enriqueçer a todos. DIGA NÃO AO ABORTO !!! porque primeiro, é contra á vontade de DEUS . e Muitos apóia o aborto. Mas será que aceitariam morrer se estivésem no lugar Dos pequenos inocêntes.deixa eles viver, o govêrno se encarrega das doaçôes.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
europeus defendem permanência da Grécia na zona do euro
Líderes europeus defendem permanência da Grécia na zona do euro
BBC Brasil
"Merkel e Hollande. | Foto: Reuters"
Lideranças da União Europeia defenderam o apóio à Grécia na noite desta quarta-feira após reunião informal da cúpula do bloco.
As declarações acontecem após o vazamento de informações de que os 17 países-membros teriam sido aconselhados na segunda-feira a se prepararem para as conseqüências de uma possível saída da Grécia da zona do euro.
'Apoiaremos a Grécia se ela cumprir com seus compromissos', afirmou o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso. Ele e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, disseram que o país precisa permanecer na zona do euro.
'Desejamos ardentemente que a Grécia permaneça na eurozona', afirmou Barroso.
A suposta recomendação da União Europeia a seus membros sobre o risco da Grécia deixar o euro teria ocorrido de maneira informal entre os líderes do bloco, segundo o editor Gavin Hewitt, da BBC Europa.
Ela reflete o principal dilema atual da Comissão Europeia: se não traçar planos de contingência para a saída da Grécia pode, no futuro, ser acusada de irresponsabilidade. Porém, discutir tal estratégia pode também significar abrir caminho para um cenário econômico que deve ser evitado.
O resultado desse clima de ansiedade foi uma queda de 2% nesta quarta-feira no mercado de ações europeu.
'Eurobônus'
O impasse entre Alemanha e França sobre a criação dos 'eurobônus' para solucionar a crise no bloco marcou o início da reunião informal da cúpula da União Europeia e aumentou a pressão sobre a Grécia.
A ideia de criar dos 'eurobônus' - títulos das dívidas dos governos europeus garantidos em conjunto pelos 17 países do bloco - foi usada pelo novo presidente da França, François Hollande, como principal bandeira de sua campanha pelo crescimento econômico.
A ideia também é apoiada pela premiê irlandesa Enda Kenny, pelo primeiro ministro da Itália Mario Monti e pelo presidente da Comissão Europeia Jose Manuel Durão Barroso.
Já a chanceler alemã Angela Merkel - contrária à proposta - afirmou que os 'eurobônus' violariam tratados e 'não contribuiriam para iniciar o crescimento econômico'.
A Alemanha é contra a emissão dos bônus, porque ela implicaria na responsabilização do país pelas dívidas contraídas pelos vizinhos do sul.
Além isso, a medida encareceria para Berlim a obtenção de empréstimos - pois os mercados considerariam o risco da zona do euro mais alto do que o da Alemanha sozinha.
BBC Brasil
"Foto: AFP"
Berlim teme ainda que ao garantir o pagamento das dívidas dos vizinhos os incentive a gastar livremente, tornando suas dívidas insustentáveis. A posição do país tem o apoio da Áustria e dos Países Baixos.
Alternativas
Merkel disse ainda que negociações informais não resultarão em decisões, mas influenciarão uma decisão formal que deve ser tomada no fim de junho.
Ela defendeu que a ênfase seja dada não aos eurobônus, mas a formas de melhorar o mercado interno da União Europeia e incentivar o mercado de trabalho, além de orientar a atuação do Banco Europeu de Investimento.
Já Hollande defendeu ajuda aos bancos. 'A prioridade é aumentar a liquidez do sistema financeiro europeu para assegurar que os bancos europeus, todos os bancos europeus, se consolidem', disse.
A afirmação foi dada após o presidente francês se encontrar com o premiê espanhol Mariano Rajoy.
Rajoy negou que os bancos espanhois precisem de socorro, mas disse que as altas taxas de juros que a Espanha está tendo que pagar são insustentáveis. Os dois líderes também afirmaram ser vital que a Grécia permaneça na zona do euro.
Quebrando uma tradição, Hollande não teve um encontro prévio com Merkel antes da cúpula. Ele e outros líderes europeus devem defender o adiamento das metas de redução de déficit, que eles acreditam estar estrangulando o crescimento econômico.
Com os eurobônus, os países poderiam emitir títulos da dívida garantidos em conjunto pelos membros da zona do euro - o que pode reduzir altos custos de empréstimos cobrados da Espanha e da Itália e incentivar os mercados a emprestar a eles.
A Alemanha vendeu nesta quarta-feira títulos soberanos a 0% de juros, refletindo seu status de 'porto seguro' entre os investidores.
Enquanto isso a Espanha e outros países em dificuldades enfrentaram taxas de 6% por seus títulos. Segundo o presidente do parlamento europeu Martin, Schulz, essa diferença ameaça a existência do bloco.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2012
(146)
-
▼
mai. 2012
(12)
- CPI do Cachoeira decidiu na tarde desta quarta-fei...
- PSDB QUER INTERPELAR LULA SOBRE MENSALÃO
- Turismo Rali World Series GP2 F3 BR de
- Código Florestal Criado em 1965,Dilma Veta 12 pont...
- europeus defendem permanência da Grécia na zona do...
- O mais caro dos contratos em andamento da Delta co...
- Projeto torna crime invasão de computador
- ultimas noticias . data 15.05 2012
- RIO DE JANEIRO - A Polícia Civil encontrou três su...
- Helicóptero explode e mata responsável por chacina
- Dilma vetará alguns pontos do Código Florestal, af...
- A mudança nas regras de remuneração da caderneta,
-
▼
mai. 2012
(12)
postagens populares
-
CPI do Cachoeira convoca Perillo e Agnelo; Cabral, não Após dois adiamentos, o que levantou suspeitas de acórdão entre PSDB, PT e PMDB,...
-
17/03/2013 04:35 Estrategista, Räikkönen derrota Alonso e favorito Vettel para vencer GP da Austrália. Massa é quarto Com ritmo de...
-
Brasil tem a 11ª conta de luz mais cara do mundo Atualizado: 18/02/2014 20:45 | Por Lu Aiko Otta, de O Estado de S. Paulo, estadao.com....
-
Chega a 4 o número oficial de mortos em desabamento no Rio; buscas continuam Fábio Motta/AE "Equipes trabalham na remoção de escom...
-
PMs grevistas cantam que 'o carnaval acabou' ao saber de impasse em acordo SALVADOR - Após receberem a notícia de que haviam fal...
-
VICTOR MARTINS [@vitonez] de São Paulo Franchitti se joga o leite da vitória em Indianápolis (Foto: IndyCar) Não que tenha sido um final ...
-
Arábia Saudita: Líder islâmico pede destruição de todas as igrejas cristãs Uma declaração feita recentemente por um líder islâmico tem ca...
-
China divulga 'fotos de destroços' de avião que sumiu na Ásia Atualizado: 12/03/2014 19:40 | Por BBC, BBC Brasil China divulga ...
-
23h02 Identificados, agressores de trio prestam depoimento e são liberados 22h55 Técnico do Estudiantes é assaltado enquanto rescindia cont...
Nenhum comentário:
Postar um comentário