Seguidores

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Primeiro debate de TV em São Paulo tem mensalão, Kassab, Marta e Maluf




Primeiro debate de TV em São Paulo tem mensalão, Kassab, Marta e Maluf

O primeiro debate da campanha pela Prefeitura de São Paulo, realizado ontem pela TV Bandeirantes, teve discussões...

1 debate da campanha pela Prefeitura de São Paulo, realizado ontem pela TV Bandeirantes, teve discussões sobre mensalão, aliança do PT com Paulo Maluf e sobre os governos de Marta Suplicy e do atual prefeito, Gilberto Kassab.
Espécie de franco atirador no evento, o candidato Carlos Giannazi (PSOL) foi o primeiro a abordar o caso em julgamento no Supremo Tribunal Federal, e usou o escândalo para atingir tanto o petista Fernando Haddad quanto o tucano José Serra.
O ex-petista Giannazi questionou Haddad sobre suas propostas para combater a corrupção e apontou incoerência do PT por fazer aliança com o PP de Paulo Maluf, "que é procurado pela Interpol". "Seu partido está envolvido no grande escândalo do mensalão", atacou o candidato do PSOL. A seguir, lembrou que o representante do PSDB fez aliança com o PR do "mensaleiro Valdemar da Costa Neto".
O candidato petista, ao se defender, disse que procurou fazer alianças não com indivíduos, mas com os partidos que formam a base de apoio ao governo Dilma Rousseff - o PP está entre eles. Serra não pôde se manifestar, já que a pergunta de Giannazi não foi dirigida a ele. Mais tarde, Gabriel Chalita (PMDB) e Levy Fidelix (PRTB) também citaram o mensalão.
Apesar de não contar com a participação de Marta Suplicy (PT) em sua campanha, Haddad citou a ex-prefeita em tom elogioso, ao destacar que ela teve até de usar coletes à prova de balas ao "combater a corrupção" no sistema de transportes na época da implantação do Bilhete Único.
Serra destacou que sua gestão teve continuidade no governo de Gilberto Kassab (PSD), seu afilhado político. O candidato tucano usou o plural ("fizemos" e "criamos") ao citar as realizações da prefeitura nos últimos anos.
Confronto. No início do debate, os candidatos do PSDB e do PT se colocaram em situação de polarização. Serra foi ao ataque em primeiro lugar, ao acusar as gestões anteriores à sua na prefeitura de não investir na construção de hospitais. "Durante 17 anos não se fez nenhum hospital", afirmou. "Nós fizemos cerca de dois." A seguir, Serra acusou o governo federal de "copiar" o projeto paulistano das AMAs ao implantar as chamadas UPAs. Ambas são unidades de saúde para atendimentos de baixa gravidade.
Haddad, em resposta, afirmou que os hospitais entregues na gestão de Serra foram iniciados no governo de Marta Suplicy. E apontou diferenças nos projetos de atendimento básico de saúde dos governos federal e municipal - uma delas o fato de as UPAs funcionarem 24 horas por dia.
Serra e Haddad voltaram a se enfrentar quando o tucano disse ter eliminado a "malfadada" taxa do lixo, criada na gestão Marta. "A troca da taxa do lixo pela do carro (inspeção veicular) não foi boa", retrucou o petista, tentando fugir do fardo político da ex-prefeita Marta. O tucano voltou à carga: "A taxa do lixo não foi substituída por nada. Foi uma aberração criada na gestão do PT."
Apesar de estar em segundo lugar nas pesquisas de opinião, Celso Russomanno, do PRB, foi poupado por Serra e Haddad. O apresentador de televisão foi questionado pelo peemedebista Gabriel Chalita sobre formas de incentivar a geração de empregos na cidade. Propôs incentivos tributários para empresas na periferia.
Ao fazer perguntas sobre trens e metrô ao candidato Levy Fidelix (PRTB) - conhecido por sua insistência na proposta de construir um "aerotrem" -, Serra ouviu como resposta uma série de elogios à política de transportes do PSDB. "Não combinamos nada, mas você me jogou uma bola nas mãos muito boa. Queria te parabenizar", disse Fidelix. / DANIEL BRAMATTI, JULIA DUAILIBI, FERNANDO GALLO, BRUNO BOGHOSSIAN e FELIPE FRAZÃO

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

postagens populares

O TOKE DAS MÃOS DO MESTRE PARTE 1

Filme Desafiando os Gigantes

tenho vergonha de ser maçom .

Filme.. A História de Rute .Baseado em fatos reais..Recomendado .