Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Veja dicas de como se preparar para a prova do Enem neste final de semana



.............................................................
Veja dicas de como se preparar para a prova do Enem neste final de semana
Profissionais dizem que na reta final o melhor é se preparar emocionalmente
Uma prova que pode ser decisiva na vida de seis milhões de estudantes brasileiros está chegando. É o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Faltam quatro dias para este exame que vem tirando o sono de muita gente. A equipe do Vanguarda TV foi conversar com alunos e educadores de São José dos Campos e dá dicas de como se sair bem na prova.

O tempo está acabando. Falta muito pouco para uma grande mudança de vida. “Fico pensando daqui a dois dias eu vou fazer uma prova que vai decidir a minha vida, ou não”.

Pensar assim não é o melhor jeito de esperar muito menos se preparar para uma prova. “Eu fico das 7h ao meio dia estudando direto, almoço e fico das 13h às 21h estudando no cursinho. Chega uma hora que bate um desespero, de querer desistir, mas o meu sonho é muito maior que o cansaço”, conta o estudante Paulo Victor Macedo, de 19 anos, que vai prestar vestibular para medicina.

O resultado do Enem - o Exame Nacional do Ensino Médio - é aceito por várias instituições e pode levar o candidato para a vaga tão sonhada em universidades brasileiras, mas atenção: essa prova é também uma maratona que pode cansar. “A ideia nessa reta final é trazer essa tranqüilidade, mostrando que ele está preparado, mostrando que ele tem capacidade, dando dicas com relação a comportamento nesses últimos dias, de relaxar, zerar o estudo, de se alimentar bem, se preparar emocionalmente, de ter consciência de como vai ser a prova, de que ele está preparado para encarar com facilidade essa maratona do Enem”, explica o coordenador de cursinho pré-vestibular, Márcio Figueiredo.

O Enem está chegando! A prova já vai ser nesse fim de semana e agora? Será que estudei tudo? Será que vale a pena correr pra recapitular. Calma! A hora é de desacelerar... O que o aluno tinha que aprender já está guardado. O que não pode acontecer é o estresse atrapalhar o raciocínio.

O diretor Wellington Souza Nunes, da escola da Embraer em São José dos Campos, a terceira melhor no ranking estadual de resultados no Enem, explica que os alunos tem uma preparação que começa muito antes, tudo para evitar a ansiedade num momento tão importante.

E o resultado disso são estudantes como Maiara. Às vésperas do grande teste ela é um exemplo de segurança e tranquilidade. “Há um tempo eu venho me preparando, tenho planejamento de estudo desde o primeiro ano, então a gente já sabe se organizar e eu creio que agora é ficar tranquilo porque o estresse na hora da prova atrapalha e só esperar chegar a hora”.

As provas serão realizadas neste sábado e domingo, a partir 13h. É fundamental que o candidato chegue com antecedência, leve água, uma fruta e esteja bem disposto a encarar às cinco horas e meia de exame.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

postagens populares

O TOKE DAS MÃOS DO MESTRE PARTE 1

Filme Desafiando os Gigantes

tenho vergonha de ser maçom .

Filme.. A História de Rute .Baseado em fatos reais..Recomendado .